sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O que é Permacultura?



A Permacultura foi desenvolvida no início dos anos 1970 na Austrália por Bill Mollison e David Holmgren, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna.
A palavra originou-se da expressão “permanent agriculture“, porém hoje, devido a sua maior abrangência, a expressão inicial “agricultura permanente” foi substituída por “cultura permanente”.
Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
- Bill Mollison
A permacultura não se enquadra em nenhuma disciplina acadêmica, sendo na prática um arcabouço de conhecimento transdiciplinar, abrangendo desde agricultura, arquitetura, ciências naturais, economia solidária, etc.
A Permacultura trata de elementos como plantas, animais, edificações e infra-estruturas (água, energia, comunicações), bem como, dos relacionamentos que podemos criar entre eles conforme sua composição em um terreno.

a) ÉTICA DA PERMACULTURA
b) FILOSOFIA DA PERMACULTURA
c) DESIGN PERMACULTURAL


ÉTICA DA PERMACULTURA

A ética da permacultura é baseada em três princípios simples e poderosos onde a palavra chave é o cuidado.
Depois de termos conquistado toda a Terra, a preço de pesado estresse da biosfera, é urgente e urgentíssimo que cuidemos do que restou e regeneremos o vulnerado. Desta vez ou cuidamos ou vamos ao encontro do pior. Daí urge passar do paradigma da conquista ao paradigma do cuidado.

Princípios éticos da permacultura

Cuidar da Terra fala do respeito a todas as coisas do planeta, sejam estas vivas ou não. É permitir e incentivar que todos os sistemas vivos possam continuar e se multiplicar.
Cuidando dos ecossistemas, das espécies, das águas, dos solos e da atmosfera em todos os momentos de nossa vida, teremos assim um mundo mais saudável por mais tempo. Esse cuidado, esse respeito deve se refletir em nossa rotina diária, com decisães responsáveis. Que são atitudes que valorizam a vida, usando recursos de forma adequada não apelando ao consumismo exagerado e ao desperdício.

Cuidar das Pessoas é importantíssimo, pois apesar da espécie humana não ser a mais populosa do planeta, é a que mais causa danos e mais rapidamente. Portanto, se ao cuidarmos das pessoas, conseguirmos que todas recebam o básico para suas vidas, teremos um planeta com mais chances de se tornar sustentável. Essas necessidades básicas podem ser abrigo, alimento, tratamento de resíduos, educação, trabalho e relaçoes humanas saudáveis.

Partilhar os excedentes e definir limites para o consumo e reprodução são atitudes que estão ligadas ao primeiro e segundo princípios.
No caso da reprodução humana, este princípio nos coloca o desafio da paternidade responsável. E extende-se à reprodução de animais para consumo, que hoje está além do que o planeta pode suportar.
Partilhar os excedentes significa redistribuir os recursos que temos além de nossas necessidades, como alimento, dinheiro, tempo, etc… e compartilhar recursos como máquinas e ferramentas de forma cooperativa. Sempre priorizando o fluxo em vez do acúmulo.
Definir limites para o consumo é a base do consumo responsável.




FILOSOFIA DA PERMACULTURA

• Trabalhar com a natureza, não contra (diminui o esforço);
• Observar atentamente a natureza e transferir para o cotidiano (A linguagem dos padrões);
• Cooperar em vez de competir e integrar em vez de fragmentar;
• Pensar a longo prazo, sobre as consequências de nossas ações;
• Onde possível, utilizar espécies nativas da área, ou aquelas adaptadas sabidamente benéficas;
• Cultivar a menor área de terra possível. Planejar sistemas intensivos, eficientes em energia e em pequena escala;
• Praticar a diversidade policultural (garante a estabilidade);
• Reflorestar a terra, sistematizar a água e alimentar o solo;
• Ver soluções e não problemas;
• Trabalhar onde conta (plantar uma árvore onde irá sobreviver; auxiliar pessoas que queiram aprender).


DESIGN PERMACULTURAL

Ao sistematizar o arcabouço de conhecimentos da permacultura, Bill Mollison, reuniu muitos escritos de diversos autores. O que ele trouxe de sua autoria foi, principalmente, o sistema de design.
Usa-se a palavra Design, em inglês, porque não existe nenhuma palavra em português que, sozinha, dê o seu significado. Precisaríamos de uma série de palavras como: planejamento, desenho, projeto, para dar algum significado semelhante. A palavra que mais se aproxima do verdadeiro significado de design é “composição”.
Design, em permacultura, é um sistema de composição de diversos elementos, estruturais, vegetais, animais e sociais visando a criação de um ambiente integrado para a convivência sustentável de pessoas principalmente.


2 comentários:

  1. Amei conhecer a filosofia de vida de quem pratica a permacultura!!!! Espero que muitas pessoas possam aderir a idéia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson,

    Me chamo Gabriel Medeiros e vou iniciar um trabalho que abrangerá a permacultura e a bioconstrução. Gostaria de entrar e contato para saber uma possível contribuição de seu trabalho no projeto.

    Obrigado

    contato: gabrielcmedeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir