segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TETOS VIVOS: ISOLANTES TÉRMICOS NATURAIS


Teto vivo na Escola de Arte de Singapura



O que é um Teto Vivo?

Os Tetos Vivos são coberturas que substituem sistemas tradicionais como telhas cerâmicas, fibrocimento, metálicas, entre outras por uma área impermeabilizada e gramada.

Nesses tipos de cobertura a superfície utilizada pode ser laje impermeabilizada, forração em madeira, entre outras, seguindo coloca-se uma camada de drenagem com brita, argila expandida, geocomposto ou outro, depois manta geotêxtil ou areia, e por fim tapetes de grama com substrato. A composição de vegetação, ultima camada, pode ser apenas com gramíneas, como o capim chorão, esmeralda, etc., ou utilizando outras espécies, como a agapanto, orelha-de-rato, etc., numa composição paisagística.

A eficiência energética gerada a partir dessa coberta é incrível podendo diminuir em até 3 graus a temperatura interna do edifício em relação às coberturas convencionais, pois age como um isolante termo-acústico, garantindo economia e até dispensa de sistemas de climatização interna, conforto acústico, além da estética e contribuição para o microclima e o ar externo mais saudável, acumulando umidade e absorvendo CO2 da atmosfera.

O valor da implantação de um Teto Vivo é a partir de R$ 90 o m² dependendo da espessura, materiais utilizados e da composição de espécies, mesmo valor de uma cobertura em madeira e telha cerâmica. O mais caro de todo o sistema e camadas é a impermeabilização da superfície (primeira camada).



Vantagens dos Tetos Vivos

Vantagens apresentadas pela empresa gaúcha ECOTELHADO:

http://www.ecotelhado.com.br/

Qualidade do ar: Através da fotossíntese e da aderência dos poluentes ao substrato, os telhados verdes agem como purificadores do ar urbano. O telhado vivo é também um aprisionador de carbono.

Biodiversidade: Com o crescente desenvolvimento das cidades e de áreas rurais, espécies vegetais e animais têm sido expulsas de seu habitat natural. A cobertura vegetal ou telhado de grama é ferramenta fundamental para a sobrevivência e continuidade da manutenção da vida no conceito urbano que se forma a partir de agora. O telhado ecológico é a solução para cidade moderna.

Acústica: O teto verde diminue a reverberação ao absorver e isola ruídos.

Conforto Térmico: O telhado verde proporciona excelente conforto ambiental, pois além do isolamento térmico, ele age por evapo-transpiração, perdendo a energia de evaporação da água por ele retida. O telhado vivo também consome energia pela fotossíntese.

Ilhas de calor: Pela evapo-transpiração auxilia no arrefecimento de centros urbanos. A continuidade dos telhados ecológicos na cidade influi muito significativamente para o conforto ambiental das áreas mais urbanizadas.

Arquitetônica: O telhado ecológico aparece como tendência arquitetônica em um ambiente urbano saturado de concreto, metal e vidro, fazendo um contraponto de cor, vida e renovação. Nova opção de design para indústrias, residências e fachadas devido à variedade de plantas e folhagens possíveis. Cria visual paisagístico em um espaço antes inutilizável. Fácil de instalar, prático e inteligente, totalmente integrado na paisagem. Os telhados verdes ao invés de disputar com a natureza, a usam em benefício da cidade.

Aquecimento Global: O telhado verde diminui significativamente a necessidade de energia para climatização de ambientes, contribuindo assim para a diminuição de emissão de CO2 e de suas conseqüências.

Proteção do prédio: A cobertura vegetal em um prédio elimina a concentração de calor evitando a dilatação e protegendo o prédio contra trincas. O substrato absorve também as chuvas ácidas. Estes dois fatores elevam a vida útil da construção.

Pluvial: Pela retenção de água e diminuição do fluxo a laje vegetada contribui de forma muito significativa no escoamento de água da chuva conforme pode se constatar no estudo do IPH.

Psicológica: O ser humano reage positivamente a espaços naturais verdes, opondo-se a aridez do concreto e do asfalto. Aumenta o senso de comunidade. Pesquisas apontam a rapidez de curas em hospitais onde os pacientes tem a oportunidade de entrar em contato com áreas verdes. O telhado de grama ou ecológico é a realização da utopia de viver em meio à natureza mesmo cercado de prédios.

Lazer: No caso de laje plana o telhado de grama se transforma em uma área de lazer.

Produção de Alimentos: A cobertura verde pode ser aproveitada para horticultura com grandes vantagens principalmente no caso de projetos de casas populares. A produção de alimentos próxima ao consumo, tem sido apontada com elemento de sustentabilidade na idealização da cidade do futuro.

Benefício Educacional: O telhado ecológico é a metáfora da sustentabilidade com efeito pedagógico para gerações futuras sendo, portanto, a cobertura ideal para prédios institucionais e escolas.


Camadas de um teto vivo - Sistema ECOTELHADO



Casa com teto vivo



Peso próprio

Ensaios mostram que o peso próprio de um Teto Vivo varia de 96,33 kg/m² seco (substrato "desidratado") até cerca de 285,42 kg/m² saturado (substrato umidecido à exaustão, isto é, até atingir o seu ponto de saturação).

Este valor para o seu peso próprio é, dependendo de cada projeto, aceitável, pois facilitaria a instalação do telhado verde em edifícios que, por ventura, já possuissem cobertura de laje pré-moldada ou de concreto. Apenas sendo necessário verificar se a estrutura (alicerce, parede, estrutura e estrutura de telhado) suporta essa sobrecarga exercida pela cobertura verde e, além disso, se a laje existente está devidamente impermeabilizada.




Porque usar Tetos Vivos em Teresina?!

Teresina é uma cidade que apresenta clima tropical sub-úmido, caracterizada principalmente pelo clima quente e úmido do primeiro semestre, com fortes chuvas e precipitações, e quente e seco no segundo semestre, com mínimas precipitações, elevadas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Essas condições, críticas principalmente no segundo semestre, afetam bastante a vida dos teresinenses, que sofrem com a forte sensação térmica do calor e baixa umidade no dia a dia. Condições estas acentuadas pelas grandes áreas pavimentadas na cidade, crescente presença de aparelhos climatizadores de ambientes internos, que por sua vez emitem muito calor e CO2 aquecendo o ar externo, edifícios sem qualquer tratamento com proteção térmica e materiais que absorvem muito calor, entre outros.


Oficina de toto vivo em teresina-PI (Casa Anderson)


Oficina de toto vivo em teresina-PI (Casa Anderson)


3 comentários:

  1. Essa é uma solução muito boa, especialmente aqui em, Teresina, cada vez mais o concreto vem tomando o espaço do verde e aumenta mais ainda a temperatura.Seria uma solução para os dias de b-r-ó-bró.

    ResponderExcluir
  2. Solução muito eficiente pra diminuir os problemas com enchentes!

    ResponderExcluir
  3. Queridos,

    Gostei do material postado por você e gostaria de apresentar esse material para um grupo de interessados. Pretendo citar a fonte caso não se importem.

    Forte Abraço

    Bruno
    bhelvecio@gmail.com

    ResponderExcluir